quinta-feira, 28 de julho de 2016

Férias Desportivas

Durante o mês de Julho e Agosto cerca de 900 crianças e jovens frequentam as famigeradas Férias Culturais e Desportivas da Câmara Municipal de Bragança. !!!!

Num distrito que se diz despovoado e envelhecido, numa cidade onde a taxa de natalidade não é lá muito gordinha, enche-se a alma ao chegar a um edifício a abarrotar de risos e gritos de crianças, em corridas desgarradas e multicolores.


Este ... hesitei agora, porque chamar-lhe ATL é ficar muito aquém da realidade.
Estas férias, chamar-lhes-ei assim, são uma instituição da cidade. Uma marca. Gerações. Manos que passam camisolas de cor uns aos outros, vermelhos que se tornam monitores. E sempre uma experiência única e gratificante para as crianças. 

Para quem não sabe do que estou a falar, as crianças formam grupos etários e usam bonés e t-shirts com a respectiva cor do grupo. Os amarelos, com 6 e 7 anos; os verdes, com 8 e 9 anos; os laranjas, dos dez aos onze; os vermelhos, dos 12 aos 13 e os azuis, os veteranos, dos 14 aos 15 anos.

Depois, há uma pedra preciosa, e não apenas de nome, que se dedica incansavelmente a "customizar" as t-shirts de toda a gente, por forma a ficarem todos fashion e fresquinhos, porque com tanto buraco, aquilo ventila por todo o lado, não é Safira? Com uma tesoura e muito carinho, produz autênticas obras de arte. E para todos. Com infinito gosto e paciência. (Dica: para o ano organiza um workshop para os pais também aprenderem, vale?)

As actividades são diferenciadas para cada grupo e de uma diversidade fabulosa. Eles jogam futebol, eles vão ao Azibo, eles andam de bicicleta, eles vão aos museus todos da cidade, eles ouvem contos na Biblioteca Municipal, eles fazem pão com chouriço na cantina da Câmara Municipal, eles dançam, eles nadam, eles cantam no karaoke, eles vão ao cinema e até à discoteca, eles constroem fantoches, eles vão a parques aquáticos, ao Estádio do Dragão, aos Bombeiros e à Polícia. 

Na imagem que escolhi estavam todos cobertos de tintas, foi a Color Dance Kids - música, animação, água, saltos, pulos e pinotes e pigmentos coloridos que fazem a alegria dos pequenos. Parecia uma rave, só que sem álcool. Um bom exemplo para os maiorzinhos de que se podem divertir... sóbrios!

Os meus parabéns a uma equipa fantástica que cuida destes turbulentos energéticos piolhos, resgatando-os de umas férias sedentárias de sofás, televisão e playstations.
É excelente para os miúdos, que se mantêm activos, criam amizades e desenvolvem competências de vida que nem sempre a escola teve oportunidade de concretizar durante o ano. Tais como: jogar às cartas; beijar debaixo de água; cravar uns cêntimos ao amigo para comprar um !

É útil e tranquilizador para os pais, que os sabem seguros e bem entregues.
E é, ainda, uma mais valia para a cidade, que se pinta de juventude em movimento. Sabe tão bem encontrar uma mancha laranja em correria no Eixo Atlântico, ver um bando vermelho a caminho do Polis ou uns pintainhos amarelinhos na Praça da Sé, a caminho da Biblioteca. Dão vida à cidade e, a mim, enche-me a alma!

Bem haja esta iniciativa por parte da Câmara Municipal de Bragança, um projecto exemplar que anima o município. É bom viver em Bragança!

Sem comentários:

Enviar um comentário