quarta-feira, 6 de julho de 2016

Carta ao adolescente filho de uma amiga minha!

 

Ouve lá, lindo!

Tu não te atrevas a falar nesse tom à tua mãe, ouviste?
Nem a bufar para o lado, nem a rebolar os olhinhos de impaciência... e quanto a sarcasmo... és caloiro; a tua mãe é doutorada! Fedelho! Pensas que te safas? Hoje vais ouvi-las! Que mais me importa que me chames chata ou me consideres cota!

Da próxima vez que te impacientar a ternurinha da mãezinha, lembra-te que te carregou no ventre, que lhe rasgaste as entranhas para vir ao mundo, que passou noites em claro quando estavas com febre, que te amparou para conseguires andar de bicicleta, e nadar, e comer com talheres, e apertares os atacadores!Os atacadores, caramba!

E lembra-te das vezes que te comprou aquelas calças de marca, ou te levou ao circo, ou te pagou o futebol. Pensa que não as comprou para ela, que não foi à sessão seguinte e que não se inscreveu no ioga. Porque eras TU a prioridade. Um pouco de gratidão não te ficava mal...

Por tudo isso, esquece lá os suspiros dramáticos...

Ela NUNCA vai desistir de fazer de ti um ser humano melhor.

Sem dúvida que ela te faz a vida negra...
Podia deixar-te fazer tudo o que te apetece, não era?

Passar o dia sem fazer nenhum, comer porcarias em todas as refeições, passar horas a mandar SMS para os teus amigos, siderar na playstation, ver televisão até tombar. Podia deixar que não mexesses uma palha para ajudar em casa, que não fizesses trabalhos de casa ou que vegetasses na selva imunda a que chamas quarto. Era ela permitir que saísses todas noites até altas horas com os amigos, que faltasses à escola, que não dormisses, que faltasses ao respeito aos adultos, que dissesses todas as barbaridades que te vêm à tola, que fosses um mau cidadão! Deixar que andasses de cuecas pela casa o dia todo, que praguejasses por tudo e por nada, que te queixasses da comida, de levar o lixo ou da prova de inglês!

Mas NÃO!

É assim que é boa mãe!A chagar-te o juízo a toda a hora, para que cresças, para que dês o melhor de ti próprio, para que sejas maior por dentro e acompanhes o corpo que te ultrapassou.

Porque ela está a cumprir brilhantemente o seu papel, ó cromo!
Ser a melhor mãe do mundo.
Para tal tem de se assegurar que és respeitador e tolerante. Mostrar-te como é ter boas maneiras. E ensinar-te a não desistir e a empenhares-te ao máximo quando as coisas são difíceis! Ajudar-te a comunicar as tuas emoções sem magoar os outros! Exigir-te que sejas o melhor aluno que conseguires. Não é o melhor da turma, é o melhor de ti! Ensinar-te a ser o melhor ser humano que conseguires ser!
Percebeste? Ela está a cumprir o seu papel com afinco.
E tu? Estás a cumprir o teu?

 

5 comentários:

  1. É sempre tão bom ler o que se escreve com sentimento...
    Beijinho Marta

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Há por aí muitos "cromos" a precisar de um abanão destes, mas talvez algumas mães precisem também de perceber que estão a mimar demais os filhos, permitindo que eles sejam como são.
    Parabéns pelo texto. :)

    ResponderEliminar