segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Raise your hand for God's sake! Não interrompam pelo amor da Santa!

Resultado de imagem para student interrupting class, clipart

Razões INADIÁVEIS para um aluno do primeiro ciclo interromper uma aula e me pôr os nervinhos em franja:
(mantra auto-induzida para que a aula corra bem: são crianças, Marta, são crianças)

1) Apertar os cordões
Professoooraaaaa...
(a meio da aula)
Diiiiiiiz!!!
Podes-me apertar os cordões?
(o "tu" a fazer-me comichão...)
Para que precisas de apertar os cordões agora, se estás sentado?
(olho para o lado, está de pé, junto a mim!)
Posso cair...
(eu, bufando, mando-o sentar-se)
Mas, neste momento devias estar SENTADO, a fazer o exercício; depois, quando fores sair para o intervalo, aperto-te...
Resultado de imagem para giant penMas eu assim caio...
(rrrrrrrrrrrrrr)

2) Tralha, quer dizer, material
Eles a-d-o-r-a-m TRALHA!!!!! 
Lapinhos, borrachinhas, canetas e canetinhas, 
com mil cores e com cheirinhos,
brilhos e purpurinas,
estojos com três andares, 
sininhos para pôr na pontinha dos lápis e fazer um tlintlintlim irritante, empolgante enquanto escrevem!
Canetinhas com acessórios, apliques e bugigangas - estrelinhas de  pôr e tirar, mil botões com funções infinitas... suspiro! Tralha para se distraírem...
Convenhamos... eu VI um garoto a escrever, tentar escrever com uma caneta gigante, do diâmetro de uma bazuca, a verdadeira caneta-canhão...
Aggghhhhh!


3)Actualizações de última hora
A meio de um texto... Urgentíssimas e inadiáveis, do género:
"Professoraaaaa, a minha tia faz anos hoje!"
"Professoraaaaa, ontem o meu pai comprou uma camisola nova..."

"Professoraaa, eu, no domingo faço anos..."
(Que é que a gente responde? fixe para ti? traz-me uma fatia de bolo?)

"professoraaaa, pintaste os olhos?" e logo outro "pintou, pintou, pareces uma bruxa!"

3) Queixas
"tixer - isto é teacher à moda deles - o Hugo não pára de dar pontapés na minha cadeira...."
"tixer, o Valentim não me dá a minha borracha..."
"Professoraaaa, o João está a fazer carinhas..."
(cada um para o seu quarto, já!
 Eh, pá! Aqui não dá!)
 

4) Eficiência e perfeccionismo não autónomos
"Professoraaaa, de que cor é para copiar?"
"deixamos uma linha?"
"tixeeeeer.... enganei-me!"

"Professoraaaa, já acabei..."
"Professoraaaa, pode corrigir?"
e a que realmente me MATA:
"é para fazer em inglês?"

5) Razões escatológicas
Não, não se prendem com o pensamento filosófico sobre o fim do mundo; é mesmo xixi e cócó, dito tal e qual à luz  do dia, sem pruridos nem pudores, diante da turma toda. 
Agora já me vou habituando à ideia de trabalhar com o rolo de papel higiénico ao lado, mas não imagino a minha cara, em estado de choque da primeira vez que mo vieram pedir... 
Acontece que, se disponível nas casas de banho, as crianças entopem tudo, por necessidade ou brincadeira, pelo que... tem de ser um adulto a dispensá-lo.
Ora, esse adulto sou eu, mas não me tinha ainda consciencializado disso. 
(Ainda me parece estranho, mas agora já não interrompo tanto a aula... Estão a ver aqueles rolos industriais? Vou desenrolando um pedaço e continuo, como se nada fosse, "listen and repeat: brown chestnut" e eles "brown chestnut" e a outra, a da necessidade: "já chega de papel, professora, não é para cócó, é só xixi!!!")

No outro dia, em desespero de causa, avisei-os que chegava de interrupções, que não queria mais queixinhas, nem blablablás, a menos que fosse mesmo urgente, tinha de estar alguém a passar mal e a precisar de socorro. "Há sangue? Se não há sangue, não se interrompe!!!!!
(Eles riram-se, terão percebido o sarcasmo?)
E não é que cinco minutos depois uma conseguiu cortar-se com a tesoura? A chamar-me, a chamar-me, de língua de fora, ensanguentada... lá arranjou motivo válido para interromper!

4 comentários:

  1. Sou professor no Primeiro Ciclo há tanto tempo que foi preciso ler este texto para perceber a estranheza de certas coisas. De facto, passados tantos anos, é mesmo normal! He, he, he.
    Gostei muito do texto e quero dar os parabéns pela qualidade da escrita e pelo humor.
    O Primeiro Ciclo é mesmo assim, mas eu gosto!
    Bom trabalho, Marta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Para mim é novidade,daí as reflexões. Gosto muito de escrever e o humor abrilhanta a vida. Bem vindo ao blog. Fico satisfeita que tenha tirado proveito do texto.
      Continuação de um bom ano lectivo!

      Eliminar
  2. Parabéns! Adorei. É mesmo assim o 1º CEB. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Ainda bem que gostou. É bom saber que partilham da minha experiência e não "sofro" sozinha!!! (LOL)

      Eliminar