terça-feira, 12 de julho de 2016

Bons motivos



"Tenho cá as minhas razões..."

No meu tempo era assim que os adultos justificavam muitas das suas decisões (que, na altura, eram mais irrevogáveis do que hoje em dia...)

Todavia, isso agora já não basta em quase nenhuma das esferas em que nos movemos. 
Já nem as nossas crianças alinham em decisões despóticas e, na esfera social, financeira e burocrática, somos cada vez mais controlados e fiscalizados.

Hoje de manhã, à minha frente, na fila do balcão do banco, um senhor fez um levantamento de seis mil euros. A cara dele, perplexo a olhar para o papel, quando o caixa lhe explicou que tinha de assinar um documento e explicar o motivo do levantamento....

Ora, o homem lá se pôs de caneta em punho, a escorrer indignação e perplexidade enquanto eu pensava nas mil e uma razões que lhe apeteceria atirar para ali para o papel, só por causa desta audácia de se meterem na vida da gente, ora essa, mastigava entre dentes, mas afinal o guito é de quem?

Daí que, suspeito, que lhe terão ocorrido, de imediato, meia dúzia de verdades a assentar...
para ir às p******s, que já lá não passo há mais de um mês...
para limpar o **, seu bada*****s engravatado, o que é que tem a ver com isso?
para lhe chegar um fósforo, se me apetecer, a massa é minha, eu é que sei.
para pagar o c****** do conserto do carro

O caixa, adivinhando a efervescência, lá se foi justificando com normativos do Banco de Portugal na prevenção e luta contra esquemas ilícitos.

De caneta em riste, o homem continuava a esgrimir razoabilidades mentalmente, de sobrancelha franzida e página ainda em branco.

O caixa reforça - directivas da Comissão Europeia que visa “prevenir a utilização do sistema financeiro para efeitos de branqueamento de capitais e de financiamento do terrorismo”.  

E ao homem faz-se luz e escreve:
 É para dar ao terrorista do meu filho que estoura tudo em álcool, mas essa droga é lícita, não é?



2 comentários:

  1. Será que os Varas, os varinhas e os muitos outros V(B)arões -tipo Ricardo Salgadinho-também justificaram os levantamentos que fizeram???

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar