domingo, 24 de julho de 2016

Escola em manutenção

clip art cleaning lady | Main Page > clipart > Household > Cleaning > Page 2: Certamente vocês não sabem...
ou melhor, não pensam nisso...
Nesta altura do ano a escola é desventrada e revirada de alto a baixo até ficar im-pe-cá-vel.

Das instalações antigas aos edifícios novos, tudo  é escrutinado, teia-de-aranha a teia-de-aranha até à desinfestação absoluta.
Para que tudo fique higienizado, arrumado e funcional para o novo ano lectivo há que limpar as paredes das toneladas de trabalhos que os nossos filhos produziram, por forma a abrir espaço a outro carregamento de desenhos, composições, cartazes e trabalhos.
Também vi envernizar portas, esfregar tectos, aspirar frinchas de janelas. 

E apeteceu-me congratular publicamente esta patrulha da purgação que é, a muitos olhos invisível, mas fundamental para que as nossas escolas sejam acolhedoras para os nossos filhos. 

E  não apenas nesta altura, mas ao longo de todo o ano lectivo. 
Recuperam as camisolas que as nossas crianças deixam para trás, vigiam-lhes os lanches, os intervalos, as brincadeiras e as traquinices, obrigam-nos a comer a sopa, põem pensos nos dói-dóis e até dão colinho aos mais novatos. 
Com os adolescentes têm aquela relação paradoxal possível: apego/desapego, consoante a hora e os interesses em causa. É que as auxiliares educativas fazem lembrar as mães lá de casa, são chatas e mandam para as aulas e ralham se os vêem dar o golpe; mas também ouvem desabafos e apartam brigas e acalmam nervos antes dos testes com um sorriso. 
Conhecem bem os nossos filhos, por vezes em facetas que nós desconhecemos. Contribuem para a sua educação, para o seu o seu desenvolvimento. 
Acompanham os nossos filhos, vêem-nos crescer.

Por tudo isso: bem hajam!
Como mãe, obrigada!


2 comentários:

  1. Encontram-se, neste escrito, três personagens diferentes - Mãe, professora e auxiliar educativo. - Só mesmo tu consegues descrever a escola de forma tão abrangente. Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu amo a escola do fundo do coração! Obrigada pai!

      Eliminar