sábado, 17 de setembro de 2016

É bom ser primário!


Resultado de imagem para hug , clipart

Eu a dar as indicações naturais de início de ano lectivo - materiais, regras, esclarecimentos. Ela a levantar o braço, interrompendo-me o raciocínio.
- "Professora..."
- "Diz"
- "És bonita!"

E pronto. 
A espontaneidade a fazer tudo valer a pena!

Dois dias de um outro universo. 
Como é que eu vos hei-de explicar? 
É um outro universo. 
Não são Cátias Vanessas de calças justas pelo tornozelo e tops a revelar o umbigo, nem Joões Miguéis de headphones gigantes na cabeça, a empurrar as Eastpaks pela sala adentro... 
São leggings cor-de-rosa e bandeletes com lacinhos, e estojos com bonequinhos, e óculos pequeninos e coloridos em rostos mimosos!São pessoas pequenas com vozes grandes, que não falam, berram e que não filtram... são!
Um universo em que há salas de aula com cartazes apelativos, quadros com a data no topo, escolinhas à antiga portuguesa, em granito e com baloiços no recreio! No recreio há algazarra e leite achocolatado, na sala de aula há cadeiras com pernitas penduradas sem chegar ao chão e lagrimitas nos olhos dos mais frágeis, porque são difíceis os primeiros dias longe do mimo dos pais!

Eles...
tratam-me por TU, 
("tens de carregar naquele botão " - para ligar o quadro interactivo)
Eles...
não entendem a minha caligrafia (mas como raio é que se fazia aquele agá desenhado elaborado?),
("que letra é aquela'")
Eles...
perguntam-me se é para copiar,
se se escreve a lápis ou a caneta,
se a caneta é azul ou preta,
se é no início ou no centro da linha,
e se deixam linhas de intervalo.
Eles...
Dizem-me que se enganaram, naquela voz melosa:
"Professooooooraaaaa, eu enganeeeeiiiiiiii-me!"
Informam-me que já acabaram,
E pedem-me ajuda...
para recortar
para colar
para decidir a cor do desenho
e afins.

Não estou habituada a que me prestem tanta atenção na aula!(LOL!) E tudo isso me faz confusão. Tenho de me ajustar. Mas há um ponto em que nos encontramos. Têm curiosidade e energia e espontaneidade. Gosto disso.

E de-mo-ram. Demooooooooraaaaaammm. De. Mo. Ram.
A escrever.
Porque aprendem num ápice uma canção. Com coreografia e tudo. 
Também gosto disso.

Em dois dias tive direito a tudo. Elogios. Desenhos oferecidos no fim da aula. Abraços no corredor. Euforia na biblioteca:
 "Gosto de ti, professora!"; 
"Como? Só me viste uma vez?!"
"Mas gosto!"

Não tem explicação. É assim. Primário.
É bom ser primário!



Sem comentários:

Enviar um comentário