segunda-feira, 28 de março de 2022

Dois tipos de pessoa

No outro dia zanguei-me com um menino. 


Eles e nós a acusarmos o período longo, a ausência de pausa no Carnaval, as máscaras ainda a atrapalharem as nossas normalidades; 
Eu já sem muita paciência talvez.

Facto: pedi-lhe que fosse terminar a tarefa na biblioteca e voltasse.
Aquele time out suave para que acalmasse.

Pedinchou lamechoso "eu porto-me bem, eu não falo mais"
Sentou-se a chorar e não saiu. 
Assertivamente disse-lhe que fizesse o que eu pedi e continuei a aula.
Chorou compulsivamente uns bons minutos, 
altura em que dois tipos de pessoa no grupo-turma se revelaram.

Tipo 1 - o mais numeroso
De dedo espetado e a gritar:
"Tixeeeeer... ele não saiu!!!"

Tipo 2 - ELA
Uma menina, das mais silenciosas e cumpridoras da turma, vem ter comigo e diz baixinho:
"Por favor, tixer, dá-lhe mais uma oportunidade, ele está a sofrer tanto! (IPSIS VERBIS)
Ou então manda-me a mim no lugar dele"

O desenrolar da história é irrelevante.
O meu ponto é este:

MAIS PESSOAS que se compadeçam com a dor do outro, por favor!

Por um mundo com mais pessoas tipo 2!

2 comentários:

  1. Sem dúvida, Marta. Nas escolas, conseguimo-nos aperceber das diferentes formações, personalidades, bondades e maldades que aí vêm.Urge gente tipo 2, sem dúvida.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, professora Marta! Mas afinal também ainda há quem avalie o que afinal mais importa! Por mais professores assim! <3

    ResponderEliminar