quarta-feira, 10 de abril de 2019

Seja pelas almas!

Resultado de imagem para catholic school mass, clipart     A minha ideia é rabiscar aqui umas linhas sobre a tradição de celebrar a Missa Pascal na Escola, não-assunto que, pelos vistos, foi notícia no Público e no Jornal de Notícias. A Confap não obsta, o ME não impõe; parece que há apenas uma dita Associação República e Laicidade, que vê nisso uma "tentativa de instrumentalização da escola pública".
     Discordo, o senhor me perdoe!!!!

    Não vejo nenhum tipo de obstáculo, assim a maioria da comunidade o sinta como essencial e proveitoso, no respeito pelos princípios democráticos da tolerante convivência entre crenças, cultos e outras divergências sociológicas mais ou menos pluralizantes que a escola alberga.

      Portanto, é isso. Se aquilo funcionar naquela instituição e, como na realidade acontece, se cada um for livre de assistir, de participar ou de se ausentar, pois, por que não?

      Soa-me a tão intolerante tentar banir superior e estatalmente as missas, como o era a sua imposição na "escola do antigamente".

      Até porque,
cá entre nós,
 eu tenho lá meia duzinha de alminhas a quem bem colhiam as missinhas!
(colegas, bem entendido, que da saúde espiritual dos catraios tratam os pais em casa, certo?)

      Até lhe podíamos ver benefícios meramente pedagógicos - o foco, o reforço da atenção, a concentração.
      Eu, por exemplo, sempre amansei a minha hiperactividade com celebrações compridas, vias sacras e papaguear de terços. Nunca fiquei traumatizada, fui orando pelo mundo e conheço de cor a arte sacra do barroco bracarense, de tanto mirar tectos, estatuária e altares, por horas, ao detalhe!
   
     A coisa está de tal maneira que, se se lembrarem de levar meditação tântrica ou ioga milenar à escola, toda a gente acha muito moderno e civilizado. Se for um qualquer outro tipo de ritual, ai que não pode, que há-de Jesus Cristo descer à Terra! Olha, até vinha mesmo a calhar! Ó menos acabavam-se as dúvidas, redimiamo-nos todos e salvava-se o mundo de vez!

       O Senhor me perdoe!, cruz credo! mas a mim já me mordisca os nervinhos quando as intolerâncias Jeovánicas metem bedelho na minha aula para tentar impedir que a criança celebre o dia de São Valentim ou o Carnaval ou o raio que os parta, com a esfarrapada alegação que atenta contra as suas convicções religiosas.
        Ora, eu represento uma escola, pública e laica. É meu dever incorporar tudo e promover o respeito por tudo.
       E, para além do mais, eu ensino uma língua estrangeira. Por essa razão, o currículo que me compete abordar inclui vocabulário sobre estas datas e inclui conteúdos de carácter cultural. Aliás, essa é uma das vantagens de aprender uma língua estrangeira - desenvolver o relativismo cultural, percepcionar o mundo de formas diferentes, conhecer outras culturas e dinâmicas sociais. Assim, quando eu me debruço sobre o Saint Valentine's Day, eu tenho um objectivo linguístico ( que adquiram esta e aquela e mais aquela PALAVRA) e também cultural: que saibam que esse dia se celebra no país tal pela razão y ou x.
         Quem diz cultural, diz religioso. Por amor da Santa!

         Eu já fui com alunos à Mesquita Islâmica de Lisboa, vimos, escutamos e responderam às nossas perguntas. Que eu saiba, ninguém se converteu! E ter estado num local tão diverso do regaço monocultural em que os meus alunos viviam foi um banho de cultura e respeito pelo próximo.

        Se eu trabalho numa escola com uma grande comunidade cigana, gosto de vê-los dançar, aprecio e aplaudo no fim. Nem por isso viro nómada!

       Uma vez, um amigo nosso teve curiosidade de ir à missa com a minha família. Rimo-nos muito com ele a imitar-nos, a enrolar-se todo entre braços e dedos para tentar fazer o sinal da cruz, e muito pasmo de nos ver ladainhar aquelas respostas todas em coro.
       Foi divertido! Não caiu nenhum santo do altar! E não consta que tenha virado padre ou que lhe tenha crescido um crucifixo na testa por essa hora que ali esteve connosco.

       Por tudo isto, e num tempo tão sedento de tolerâncias várias, e particularmente religiosas, deixem lá as escolinhas do norte (sim, porque cita a fonte que a gente cá por cima é mais misseira!!!) rezar e orar e pregar. Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe!
    O mundo não está parco de fundamentalismos; seja, ao menos, o nosso país de "brandos costumes" mais mansinho e tolerante. Amén!

PS No barulho das luzes, distrair as massas com polémicas pouco polémicas, para que não se escutem nem vejam os verdadeiros problemas da Escola. Mas isso é todo um outro texto.

Sem comentários:

Enviar um comentário