quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Carta ao professor novato - Parte 1

Resultado de imagem para young male teacher, clipartJá fui como tu.
Motivada, cheia de teorias, boas intenções e sem experiência.
De certa forma, na maioria das vezes ainda sou tudo isso, mas com horas de docência e centenas de alunos a marcar o meu percurso, diria mesmo a marcar quem sou.

Não deixes que te apaguem o brilho, essa paixão de ensinar, de entrar numa sala de aula e fazer magia. Não é tão frequente quanto isso, mas a magia acontece. 

Não vais ter muito a teu favor -  um sistema absurdo, instável e injusto; um salário indevido; um polvo burocrático que quererá submergir a tua criatividade; pares que nem sempre te apoiam e, por vezes, até te quererão derrubar; uma sociedade civil que não só não te dará o devido valor, como ainda te apontará o dedo amiúde e muitos eteceteras de pedras disparadas de várias direcções. 

Não ligues. Terás sempre os alunos e se amares o que fazes serás muito feliz.

Não ouças os velhos do Restelo. Não te tornes num.
Aqui vai um pouco da minha experiência. Vale o  que vale. São paradigmas do ensino que optei por questionar. Faz como entenderes, mas reflecte. Toma as tuas opções em consciência e liberdade.

1) Vão dizer-te para não mostrares os dentes até ao Natal
Eh, pá! Nada disso. Se mais não fosse, lá diz o ditado: "Não é com vinagre que se caçam moscas".
Eu acredito que toda a gente, de todas as idades (alunos ou não, crianças, adolescentes, adultos, colegas, funcionários) aprecia uma palavra amável, um sorriso de boas vindas, uma atitude de  colaboração, bom senso e respeito. 
Pelo contrário, arreganha-lhes os dentes (para rosnar) só lá para o Natal, quando já houve tempo para os conquistares e quando já tiveram tempo para integrar as regras (não basta conhecê-las para as conseguir cumprir).

2) Ah, isso passa-lhe colega!
Não deixes que o sistema te apague, te devore, te anule. You know better. A sala de aula é tua, lá dentro és tu o ilusionista que faz a magia acontecer.

3) Vão dizer-te que os alunos estão cada vez piores
Mesmo concordando vais dar-lhes o benefício da dúvida, 
vais lutar por eles, mesmo pelos que menos merecem, especialmente por esses;
vais ser sempre o último a abandonar o barco, mesmo que eles naufraguem ou se atirem borda fora.
 E vais ter sempre presente que eles estão... piores... porque todo este mundo está... pior?... as famílias... o ritmo de vida... as radiações e wirelesses naqueles cérebros... o ar que respiram neste planeta... as expectativas perante o futuro, a empregabilidade, a paz... as notícias que os bombardeiam... o mundo...

4) Vão dizer-te "não vale a pena", "não se chateie", "olhe que ganhamos o mesmo"
Tudo ecos de profissionais desgastados, desmotivados, com mágoas se calhar pertinentes em relação à carreira, aos sucessivos governos e políticas educativas, à falta de reconhecimento social, and so on and so on.
Não te deixes intoxicar. Mantém o foco.
Sabes o que faz com que tudo valha a pena.
És professor. Tocas seres humanos. Fazes a diferença no presente e no futuro de alguém.



Sem comentários:

Enviar um comentário