terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Ler nas entrelinhas (ou uma espécie de tradução das sínteses descritivas dos alunos)

Resultado de imagem para teacher evaluating, clipartOnde a gente escreve ... deve ler-se...

1) Revelou algumas dificuldades...
Não pesca nada. 
Népia. 
Zerinho. 
Está a Leste. 
Não vê boi!

2) Deve participar mais
Não faz a ponta de um...não faz um chavo.
Ou é extremamente tímido e não abre a boca (caso raro, hipoteticamente possível) 
ou está sempre na lua ou com as órbitas na Joaninha da camisola da Minnie!

3) É extremamente participativo
Fala pelos cotovelos. 
Não tem travão. 
É o verdadeiro papagaio. 
Fecha a matraca criatura!
 
4)  Não é pontual
Querido paizinho, levante a bundinha mais cedo da cama porque a vida custa a todos e a criança não tem culpa de chegar atrasada - a criança é simplesmente transportada por um adulto e avaliada por outro sem ter tido parte no processo de que é acusada!

5) Deve reforçar a sua atenção.
 é o bicho carpinteiro, uma pulga saltitante, não consegue estar quieto, nem calado, sabe deus como é que aprende seja o que for!

6) Demonstra vontade em participar.
Não dá uma para a caixa.
É tudo à trave.
Ergue o braço, num salto, todo o corpo se projecta no ar atrás daquele braço solícito, a arfar, ganindo, guinchando como se se estivesse a afogar, às vezes chega a implorar "eeu, eu, eeeeeeuuuuuu" (num crescendo, não se pode!)...
mas se lhe damos voz... NÃO. SAI. NA-DA. NADA!  "esqueci-me" ou "esta não sei"

7) Deve melhorar a organização
Das duas... ambas:
ou tem letra de assassino, gatafunhos arremessados para folhas amarrotadas e livros com cantos roídos e já sem capas,
ou é o rei da amnésia, nunca sabe onde tem as coisas, vai ao cacifo procurar o material, mas aquele poço sem fundo que é o seu cacifo engole e deglute o livro de inglês todas as aulas ou então foi a mãe, a malvada, que não o meteu na pasta
(sim, porque a mim ninguém me tira que a mãe daquele anda a divertir-se com o Rocky(manual da Porto editora) às escondidas)
ou a carteira dele parece a feira da ladra ou a Zara em dias de saldos, que é a mesma coisa. Aquilo é um micro-clima; por cima da carteira dele existe uma daquelas nuvenzinhas negras das bandas desenhadas, que só aparecem por cima da cabeça daquela personagem e fazem chover exactamente aí. Pois aqui é parecido. A carteira deste é um micro-clima, dizia eu, onde passam diariamente furacões e viram tudo do avesso e ele fica ali, submerso e inerte, à espera de salvamento e vai daí vem a professora de inglês e, em vez de lhe atirar uma bóia de socorro, pede-lhe que descubra o Picture Dictionary no meio dos escombros, um livrinho de duas polegadas e sem chip... que nem com um GPS de última geração dava para detectar neste entulho...

8) Revela dificuldades em cumprir regras
 É um fedelho
 mal educado
e
mimado, que não está habituado a ouvir um não.
É ditador em sua casa e custa-lhe a perceber o funcionamento da escola.
Às vezes bate com o pé ou empurra a mesa ou espuma de raiva, mas perceberá que, na sala de aula, há que baixar a bolinha porque não fazemos o que nos dá na telha ou na veneta.
  

9)  Demonstra falta de hábitos e métodos de trabalho
Mais uma vez (vide número 2)...
Não mexe uma palha.
Não faz cheta.
A ponta de um chavo.
Coisa nenhuma.
Ou porque chove, ou porque faz sol.
Nada.


10) Revela uma atitude desadequada à sala de aula
É destrambelhado de todo. Pirulas.
Não bate bem.
Pára-lhe o relógio.
Rasteja por debaixo das carteiras, pendura lápis nas orelhas, come borracha, fala sozinho, canta como um pavarotti a meio da leitura, faz trapézio na cadeira ou usa a carteira como prancha de bodyboard...o céu é o limite!

11) Pode melhorar...
So help us God!!






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