segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Boardgames

Resultado de imagem para dados e peças      Após tantas fichas de avaliação, provas orais e trabalhos, nas últimas aulas do período, para além das tradicionais canções de natal, lembrei-me de experimentar uns jogos de tabuleiro com os miúdos.      
Primeira constatação a registar: na era digital, há crianças que nunca viram um jogo de tabuleiro, desconhecem que tem um ponto de partida e de chegada e toda a dinâmica de lançar o dado e contar casinhas. Portanto, primeiro entrave - explicar do que aquilo se trata, quais as casas especiais e demais regras do jogo.
Segunda constatação: os miúdos ADORAM jogar! Não se fartam daquilo, mesmo tendo que repetir palavras vinte vezes, ou responder a perguntas em inglês... "só mais uma vez, teacher"
Terceira: Há pessoas MESMO competitivas... desde muito cedo!E não só há pessoas pequeninas que são competitivas, como também há pessoas  pequeninas que JÁ fazem batota!!!!! 
Quarta e última: O DADO, aquele objecto minúsculo e inofensivo, nas mãos de uma criança é uma arma de arremesso e, lembra-te Marta, pode cegar alguém! Para além disso, aquele tinir dos dados carteiras abaixo e pelo chão fora é um verdadeiro instrumento de tortura chinesa!
Claro que tive de inventar uma regra nova: se o dado cair ao chão, a pessoa que o lançou com força desmedida perde a vez! 
É justo e evita que a minha sala de aula passe de um espaço sossegado com jogos de tabuleiro a uma cena do star wars no espaço sideral, com meteoritos (cubos) a voar e alienígenas (putos) a deslizar pelo chão fora em busca dos dados perdidos. 
Assim é só tolerar o irritante tilintar dos dadinhos nas carteiras. Para a próxima invento uma regra para que role só em cima do papel!!!

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