terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Biblio vivências 2

Resultado de imagem para the handmaid's tale, bookResultado de imagem para to kill a mockingbird, bookResultado de imagem para the glass castle, bookResultado de imagem para the plague, bookResultado de imagem para a child called it

2017/2018 foi também o ano em que comecei a escutar audio livros.

Por um lado, 
isso exponenciou, em muito, 
o tempo em que "estou a ler" 
e, por outro, 
levou-me a perceber a quantidade de tempo absurdo que gasto em lides domésticas, altura em que coloco os ascultadores para "ler".

Foi por ter mudado para esta casa e ter perdido o meu furacão Fátima, que cuidava das minhas roupas, que me vi atirada para o ferro e para a tábua horas seguidas.

Eu achava (e acho) aquilo entediante e comecei por ouvir músicas no youtube. 
Porém, isso era demasiado distrator, acabava por dar grandes concertos para a triste plateia do cesto e das cruzetas, com direito a vénias da minha parte, mas sem aplausos da deles.

Pensei nos livros. E em como preferiria estar... A LER!
Como era uma primeira experiência, não sabendo se me adaptaria ou se me agradaria o relato, não comprei nenhum audio livro. Fui ao Youtube e pesquisei.

A primeira coisa que constatei foi que há muita tralha em português do Brasil e pouca na variante do nosso vernáculo.

Adiante. As camisas esperavam-me. 
Comecei por ouvir um best seller internacional, daqueles com Cornucópias douradas na capa e letras caligrafadas com reviretes. Acho que se chamava "A Seleção", não sei. Não o acabei, era demasiado mau. Não por ser audio, era a narrativa em si. Eu não teria lido aquele livro físico.

Voltei à carga, mas, desta vez, queria evitar locuções brasileiras (sem ofensa) e procurei em inglês. 
É um mundo! Há clássicos, policiais, biografias, livros de auto-ajuda, tudo!

Claro que certas coisas são mais fáceis de seguir do que outras. 
Como nas leituras físicas. E, visto que, estou sempre a fazer algo em simultâneo, nem sempre pode ser muito filosófico ou intrincado; embora, por vezes, tenha sido. Tentei Orlando, de Virginia Wolf, na língua de Sua Majestade, mas distraí-me logo nas primeiras páginas. Esse fica para segurar nas mãos!

Aqui está a lista do que li, 
desde então,
enquanto andava a lavar sanitas, estender cuecas, preparar repolho para sopas ou limpar cagadelas de mosca dos vidros:

A Child Called It, Dave Pelzer 5*
O Gato Preto, Edgar Allan Poe 4*
How to Analize People on Sight Through the Science of Huma Analysis, Elsie Lincoln Benedict 1*
The Plague, Albert Camus 5*
The Stranger, Albert Camus 3*
The Handmaid's Tale, Margaret Attwood  5*
The Schack, William Paul Young 2*
The Woman in the Room, Stephen King  3*
The Glass Castle, Jeannette Walls 5*
To Kill a Mockingbird, Harper Lee (a meio)


Sem comentários:

Enviar um comentário