A preencher estes documentos para os encarregados de educação dos alunos.
A fazer acrobática linguística
para dizer em eduquês
o que apetecia escrever em emocionês.
Pudesse escrever com a alma!
Nesta, por exemplo, escreveria assim:
Síntese Descritiva:
A XXXX é uma aluna meiga, de letra pequenina, gestos contidos e voz quase inaudível.
A voz é surda, mas os olhos gritam.
A voz é surda, mas os olhos gritam.
É franzina e magrinha, mas dá abraços muito demorados e com força.
Compreensão oral -
Entende (e entendeu, desde pequena) a linguagem dos desafectos que os adultos de referência sempre expressaram um com o outro. Consegue escutar os gritos dois quartos mais à frente, numa madrugada, e entende que o pai se quer divorciar da mãe porque ela mostrou as pernas no Facebook.
Interacção e produção oral -
Expressa, com palavras e lágrimas, uma profunda tristeza em relação ao lar separado, desorientação quanto a rotinas em duas casas, ansiedade com novos progenitores, ciúmes do novo meio-irmão, solidão e carência em todo o lado. Produz frases simples, mas complexas, do género: os meus pais não têm tempo para mim; estão sempre no telemóvel.
Leitura e escrita-
Não tem nada para dizer nas composições; não lhe apetece escrever frases, muito menos sobre situações imaginárias que as professoras inventam. O mundo da imaginação da XXXX já não tem unicórnios, nem arco-íris.
Aspectos a melhorar:
Participação
(dos pais),
Comportamento
(dos pais),
Concentração
(dos pais)
e ritmo de trabalho
dos pais!
(dos pais),
Comportamento
(dos pais),
Concentração
(dos pais)
e ritmo de trabalho
dos pais!
Sem comentários:
Enviar um comentário