sábado, 27 de maio de 2017

Aulas literalmente iluminadas

Imagem relacionadaEu não sei.
Por mais que eu me expresse tenho a sensação que vocês não estão bem a ver o filme do meu dia-a-dia no primeiro ciclo. Daquilo que eu quero significar com "é todo um outro universo!"
 
Eu tenho desabafado, aqui no blog.
Já vos falei dos gases, 
da ranhoca no nariz, 
das partilhas escancaradas que eles fazem quando vão à casa de banho 
(Posso ir fazer cócó?)
ou quando voltam da casa de banho
(Profe-ssoooooo-rraaaaa... era mole!)
Das lutas de tesouras,
Das confissões que eles me segredam, aos gritos, sala de aula fora:
Sabe, professora, hoje não dormi nada a noite toda... estou muito triste porque o meu hamster morreu... e o pior é que foi o meu pai que o pisou...não o viu!"
(eu, sem saber se ria, sem saber se chore, comovida com a dor do puto, mas duvidosa da cegueira do progenitor!)

Eu sei que vos tenho falado, mas é que é mesmo Tããããooo diferente!

Por vezes eu fico sem paciência para as criancices deles e ralho.
E as meninas fazem beicinho e ... choram... 
Outras vezes, a Iara tem um ataque de riso genuíno.
Ri-se, ri-se muito, daquele riso fluído, imparável, que vem lá do fundo do estômago e redobra na garganta, com gargalhadas floridas naquelas bochechas fofas e a mim também me dá vontade de rir e fico grata a Deus por ter a Iara como aluna, uma criança de riso fácil, que me faz rir 
(o que vem sendo raro ultimamente).

No quadro.
De vez em quando, enquanto aguardo que um deles manipule o quadro interactivo ou escreva com as canetas no quadro branco, aprecio-lhes as peças de roupa pequenas a acompanharem aqueles gestos ainda toscos com a caneta:

Eles a esticar bem o braço para escrever no que para mim é o meio do quadro, mas para eles é bem lá em cima, para parecerem muito altos aos olhos do resto da turma.

Elas, a caprichar na caligrafia (perfeita, mas minúscula e, por isso, ilegível para os das filas de trás)
Os folhos da saia que abanam, o tótó bem no cucuruto da cabeça a baloiçar enquanto regressam ao lugar,
pisa-pisca, pisa-pisca, pisa-pisca
- sapatilhas com leds para eu não me esquecer em que ciclo de ensino estou a leccionar!


 

Sem comentários:

Enviar um comentário