quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Amor amachucado


 Quando era pequenina, 

a minha Maria, 

dava voltas completas de triciclo ao Parque da Braguinha, em Bragança.

No percurso, colhia sempre uma flor pequenina, silvestre, 

que segurava na mãozinha fechada sobre o guiador,

caracóis bamboleantes e alegres passeio fora.

Ao chegar à minha beira,

abria a mão e o sorriso

e entregava-me aquela florinha amachucada,

um amarelo de amor a abrir-se espremido na palma da mão.

Para mim, espremido, amachucado, 

aquele era o maior tesouro do mundo!


Hoje em dia, é o meu cão que dá grandes corridas em campos repletos de margaridas.

Pisa-as e machuca-as, mas nessa liberdade há uma alegria que me enche o peito.


Poucas flores povoam já os laços filiais desta adolescência que floriu,

mas estou certa que havemos de olhar para trás,

um dia,

e perceber que  a margarida machucada,

perene,

resistiu.




SIGNIFICADO ESPIRITUAL DAS MARGARIDAS AMARELAS

Margaridas simbolizam inocência e pureza. Isso vem de uma antiga lenda celta. De acordo com a lenda, sempre que um bebê morria, Deus espalhava margaridas sobre a terra para alegrar os pais. Na mitologia nórdica, a margarida é a flor sagrada de Freya. A Freya é a deusa do amor, da beleza e da fertilidade e como tal, a margarida veio simbolizar o parto, a maternidade e novos começos.

Sem comentários:

Enviar um comentário