quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Bro or sis?

Há um poema sobre a FAMILY no manual de terceiro ano com que trabalho.

Resultado de imagem para brother clipart"Gosto de usar aquilo como modelo de escrita.
De  pôr os miúdos a escrever sobre a sua própria família copiando aquela estrutura.

Eles sentem-se "capazes" - "ó txitxa é quase só copiar!!!!";
adoram escrever sobre a sua própria realidade,
querem colocar no papel aqueles afectos todos;

eu fomento a motivação: "já viram? só começaram o inglês em Setembro e já escrevem um poema!!!!!! Têm de contar aos pais em casa! Uau! Eles nem vão acreditar!!!!!"

Escrevo umas palavritas extra no quadro,
auxilio, monitorizo e esclareço...
Aquilo resulta muito bem!

BUT
(MAS)

Agora já não é tão fácil.
Cada ano juro a mim própria que não torno.
Que vou pô-los a escrever sobre os Simpsons 
ou a família Adams
ou whatever,
mas lá acabo no mesmo
porque, apesar dos pesares, 
julgo que é de total relevância desenvolver linguagem sobre o "eu" e o "meu mundo".

Então, pronto,
lá chafurdo nas amálgamas de múltiplos padrastos,
ou na eterna dúvida: sobre-qual-das-duas-casas-em-que-vivo queres que escreva txitxa?

Desta vez,
um nível acima de dificuldade:

"Txitxa! Eu tenho um irmão que tem nome de rapariga!"

"Ah?"

"Escrevo bróder ó sistér?"

"Como assim?"

"É meu meio irmão, mas quando nasceu o meu pai deu-lhe nome de rapariga"

"Como se chama?"

"Silvina"

"Mas é um rapaz?"

"é... 
... acho que é... 
... não sei!"

A turma toda ri-se. 
São crianças. 
Não sei como dar a volta a isto. 
Passam-me muitas coisas pela cabeça que não sei expressar em frente a um grupo de crianças. Palavras como 
transexual.
Mudança de sexo. 
Transição de género.

"quer dizer quantos anos tem?"

"tem vinte"

"e é um homem?"

"sim... acho que é"

"achas? não tens a certeza?"

Tudo se passa rápida e inesperadamente de mais. Gostaria de ter tido mais uns segundos para ponderar o que dizer e como, sem expor toda aquela perplexidade -aparentemente minha e dele- ao grupo. De repente, encontro uma saída:

"Como lhe chamas em português? irmão ou irmã?"

"Irmão!"

"Então escreve brother!"


Sem comentários:

Enviar um comentário